10.8.17

Anos dourados das universidades públicas brasileiras

 Os primeiros anos do campus UFSCar em Sorocaba

A Universidade pública federal no Brasil passou a ser mais conhecida a partir da entrada no poder de um governo de esquerda, cuja figura do presidente Lula é a que mais se beneficiou dessa iniciativa governamental. Não obstante já existisse antes de seu governo algumas outras universidades públicas federais no Brasil, dentre elas a centenária Federal do Rio de Janeiro, a Federal de São Carlos etc. 
Certo é que durante os governos Lula e Dilma houve uma especial atenção ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (Reuni) possibilitando a implantação de novos campi por todo o Brasil. É aqui que eu entro nessa história, em 2007 fui convidado pelo então Pró-reitor, o Professor Doutor Marcos de Afonso Marins para registrar o nascimento de um campus da Universidade Federal de São Carlos na divisa entre as cidades de Salto de Pirapora e Sorocaba. 
Nesse trabalho como pesquisador voluntário de seis horas diárias, com total liberdade de horários permaneci por três anos, fiquei alocado na sala 34 no prédio CCHB junto de outros quatro professores com o título de Mestres e Doutores. Meu responsável direto no campus de Sorocaba era o Professor Doutor Hylio Laganà, cuja mesa ficava ao lado da minha. 
Os projetos aos quais participei tinham como principal objetivo retratar o nascimento daquele campus universitário, o dia a dia desde a sua construção, passando pela sua ocupação por discentes, docentes e técnicos administrativos. 
Essas imagens foram registradas em minha memória e fazem parte de um momento único, época em que eu pela primeira vez acreditei no crescimento do Brasil como nação democrática, cujo espaço criado nas universidades semelhavam-se às arenas romanas onde a participação da sociedade era permitida a todos. 
Nesses três anos registrei em diversos horários o dia a dia de uma universidade pública federal em imagens fotográficas e vídeográficas. 
Aqui neste espaço virtual, com uma distância equivalente a uma década estarei publicando as imagens mais significativas daqueles anos maravilhosos para o crescimento educacional e cultural brasileiro, que temo nunca mais voltar a ser possível no Brasil. 

São mais de mil imagens e as primeiras são da área ainda virgem, antes do inicio das obras, de propriedades rurais pertencentes ao território de Salto de Pirapora. Essas terras tiveram de ser transferidas para Sorocaba, uma reivindicação importante feita pela UFSCar a fim de que implanta-se seu primeiro campus fora da cidade de São Carlos. Caso a área estivesse registrada no território de Salto de Pirapora, o empreendimento poderia não se concretizar.

Acompanhe semanalmente aqui neste espaço o material produzido por mim, iniciado em 2007 e concluído em 2010 no campus UFSCar de Sorocaba.